GIMP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GIMP

Mensagem por TX em Dom 04 Nov 2007, 11:06 am

www.gimp.org/



O GNU Image Manipulation Program ou GIMP é um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens de bitmap. Também tem suporte a formatos de imagem vectorial.

História
O projeto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis e hoje é mantido por um grupo de voluntários; é licenciado sob a GNU General Public License.

O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Porém o GIMP ainda tem um fatia de mercado muito menor que a do Photoshop, talvez porque:

* Não existia um bom suporte ao padrão CMYK color space até a versão 2.0, usado em produção gráfica impressa.
* Photoshop inclui licenças para o padrão Pantone, contudo o GIMP tem ótimas paletas e pode contornar esse problema muito bem.
* O número de plugins do Photoshop é maior. Porém o GIMP tem um conjunto de scripts que permite que se aumentem os efeitos indeterminadamente. É possível usar (embora de forma limitada e problemática) plugins do Photoshop no GIMP.
* Até o início de 2004 a GTK (biblioteca para gerenciar janelas usada pelo GIMP) não se apresentava bem no Microsoft Windows. A melhora da GTK facilitou o uso de outros programas como o Inkscape no Windows.
* A versão para o Mac OS X usa o X11, ao invés de usar os recursos nativos do Mac OS X.

Nome
O nome GIMP originalmente era sigla de General Image Manipulation Program; em 1997, ele foi mudado para GNU Image Manipulation Program. Ele é integrante oficial do Projeto GNU.


Mascote
Wilber é o mascote oficial do projeto GIMP. Wilber foi criado em 25 de Setembro de 1997 por Tuomas Kuosmanen, conhecido como "tigert". Ele recebeu ajuda de outros desenvolvedores do GIMP, que podem ser vistos em Wilber Construction Kit, incluso no código fonte do GIMP em /docs/Wilber_Construction_Kit.xcf.gz. Como é natural, a mascote Wilber foi feita no GIMP.

Inovação
O GIMP também tem a característica de talvez ser o primeiro grande projeto de código aberto para usuários finais. Outros trabalhos, como o GCC, o kernel Linux, entre outros, eram ferramentas desenvolvidas por programadores, e com público alvo, especialmente, de programadores. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto e livres poderiam desenvolver coisas para serem usadas por leigos, abrindo as portas para a união de esforços que levaram ao desenvolvimento de outros grandes projetos como o GNOME, o KDE, o Mozilla e o OpenOffice.org, e vários outros aplicativos que os seguiram.

GIMP utilizava o GTK como base para construção de sua interface, em 2004. Na verdade, GTK originalmente fazia parte do GIMP. GIMP e GTK foram desenvolvidos para o X Window System (servidor gráfico) rodando em UNIX ou GNU/Linux, mas depois foram portados para Microsoft Windows, OS/2 e Mac OS X. O GIMP utiliza agora uma nova biblioteca gráfica genérica chamada GEGL.

_________________


Blog Repentinismo

avatar
TX
Administrador

Número de Mensagens : 783
Idade : 33
Local : Porto
Humor : waaaht!
Data de inscrição : 20/10/2007

Ver perfil do usuário http://ouisso.forumh.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GIMP

Mensagem por semblas em Seg 05 Nov 2007, 2:57 am

Já usei este programa e digo-vos que este não é um simples editor de imagens vulgar! Faz praticamente tudo o que o photoshop (ou um programa do género) faz, e, imaginem só: é livre!

há coisas fantásticas, não há?!
avatar
semblas
VIP

Número de Mensagens : 476
Idade : 34
Local : Porto
Humor : Embriagado
Data de inscrição : 20/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum